terça-feira, abril 25, 2006

Viva o 25 de Abril, sempre!!


Quem não o quis, quem ainda hoje é saudosista do tempo que o antecedeu, quem deseja o seu regresso, assim como a ignorância e o medo do povo, não me espanta. O que me surpreende são aqueles que têm vergonha de dizer "Viva o 25 de Abril"!!
Passados agora 32 anos sobre o acontecimento, a democracia plena não é ainda um dado adquirido. Um povo alerta, informado e interveniente é e sempre será indispensável a uma democracia sã. Questionemo-nos e façamos uma escolha consciente entre as várias opções que nos foram dadas com a reconquista da liberdade. A dificuldade de escolha é algo natural e advém do próprio processo. Antes isso que a dificuldade de expressão e de tantas outras coisas. E porque o 25 de Abril de 1974 aconteceu e se perpetua nos nossos dias, tenho dito.

sexta-feira, abril 21, 2006

zás trás



E cá estou eu a dar o meu contributo para a Blogosfera! Mas o que é isto da Blogosfera senão um enorme grupo de matraquilhos irrequietos que se quer mostrar e partilhar com os demais o que se é, o que se vai sentindo, o que se vai fazendo, o que se gostaria de fazer, enfim, a toda a engrenagem da arte de viver matraquilhando ora encravando a bola nos pés firmes e pouco acrobáticos, ora contornando-a com uma volta de 360 graus para depois, com toda a força de um pontapé, ou com a subtileza de uma cabeçada tentar alcançar o que qualquer matraquilho deseja - o Golo! Porém, tudo se pode complicar, pois é sabido que mesmo com muitos companheiros de equipa, nem sempre se chuta no mesmo sentido e com aquela confiança inabalável. Depois há aqueles matraquilhos que nos desiludem acabando por marcar golos na própria baliza. Uma pena. Entre tantos jogadores há também os "Chicos espertos" - aqueles que não resistem chegar à glória rodopiando sem parar quando a bola passa por perto. Há sempre o reverso da medalha e o mau hábito dos "Chicos" termina quando chega o emperro e lhes falta a massa consistente ou o óleo para continuarem com a esperteza. Infelizmente e para mal de todos nós, este tipo de matrecos vai persistindo e resistindo ao desgaste dos apertos.
Um golo de matraquilho é pois algo muito apetecível, mas se contribuir para o reconhecimento do valor do grande EU e do mesmo nos outros, obter-se-á o alcançar de um bem comum - um jogo de matraquilhos "iluminado". E assim se vai vivendo, matraquilhando aqui e ali, com menor ou maior habilidade e sabedoria. Contudo o mistério de todo o jogo persiste e uma questão subsiste:
Quem foi o "Chico esperto" que pôs a moeda?!